terça-feira, 28 de abril de 2009

Começando com um pouco de história: a colonização brasileira e a infância abandonada


Para se compreender a maneira como uma sociedade cuida de suas crianças é necessário que se reveja essa história desde seu início, buscando as origens das peculiaridades desses cuidados na atualidade. Alguns costumes são preservados, outros são modificados, mas mantém traços das condições anteriores, e novas formas vão se delineando de acordo com o resultado do jogo de forças entre os diferentes grupos que defendem os direitos das crianças ou os interesses de outros.

Entre 1550 e 1553 foram criadas no Brasil as Casas dos Muchachos, custeadas pela Coroa portuguesa. Estas casas abrigavam os Curumins ou “meninos da terra”. Eram acolhidos meninos indígenas, órfãos e enjeitados vindos de Portugal. Em geral eram utilizados para o trabalho escravo.

No Século XVIII surgiram as primeiras instituições de proteção às crianças no Brasil. Nas Santas Casas de Misericórdia foram implantadas as três primeiras Rodas de Expostos: em Salvador (1726), Rio de Janeiro (1738) e em Recife (1789). A Roda dos Expostos surge como uma manifestação da tolerância da sociedade burguesa para com os “filhos dos pecadores”, aqueles que nasciam em condições fora dos padrões de aceitação da sociedade (filhos fora do casamento, filhos de mães solteiras, filhos de “meretrizes”, dentre outros).

Estas crianças eram colocadas na Roda pelo lado de fora da instituição, um sino era tocado pela mãe, a Roda girada e alguém do lado de dentro recolhia a criança. A identidade da mãe era preservada, isso garantia que ela não fosse reconhecida e também que as crianças não ficassem abandonadas em ruas ou calçadas, onde por vezes morriam de fome, frio ou pelo ataque de animais.

Para os cuidados destes bebês eram contratadas Amas de Leite, estas acabavam por encarregarem-se do encaminhamento de seu pupilo para a adoção por alguma família ou cuidados dentro da própria instituição.

Muitas vezes, algumas mães, impossibilitadas de cuidarem de seus filhos, os colocavam na Roda e em seguida se ofereciam como Amas de Leite para cuidar deles. Era uma forma encontrada por estas mulheres, discriminadas pela sociedade, de continuarem a cuidar de seus bebês, sem que ninguém soubesse da verdadeira origem destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário